Tuesday 16 June 2009

O cortejo do Palhaço Morto

O Cortejo do Palhaço Morto Cortejo promovido pelo CAT será realizado na quarta-feira, dia 17/06, às 15h.
No dia 17 de junho, às 15h, todos os núcleos do CAT – Centro de Aperfeiçoamento Teatral 2009, projeto da Cooperativa Paulista de Teatro, farão uma intervenção no centro da cidade de São Paulo chamada “O Cortejo do Palhaço Morto”.
Estará presente o diretor do CAT, João das Neves, e os demais coordenadores: Júlio Dojcsar (cenário, figurino e iluminação), Francisco Medeiros (direção e interpretação), Luís Marmora (direção e interpretação), Cássio Pires (Dramaturgia), Fernando Lee (Preparação Corporal) e João Nascimento (Música). Serão mais de 80 pessoas, entre participantes dos núcleos, convidados e pedestres.
O cortejo terá início no Largo do Paissandu, em frente à Igreja do Rosário dos Homens Negros. De lá, percorrerá a Avenida São João, o Anhangabaú, passará pelo Largo do Comércio, a Rua Boa Vista, e terminará na Praça da Sé.
O evento será dividido em sete alas: Anunciação, Oráculo, Família do palhaço, Palhaço em corpo presente, Viúvas choronas, Fênix e Renascimento.
“O Cortejo do Palhaço Morto” dá continuidade ao fluxo de pesquisa que está sendo realizada no CAT, do popular urbano e como isso se manifesta em São Paulo. A partir de uma inesperada morte do palhaço, a ideia é realizar um cortejo no estilo dos realizados no interior das cidades. Com isso, andar pelo centro e seus muros cinza, e questionar o porquê do centro de São Paulo está deixando de ser habitado.

PREPARAÇÃO - prepara a ação

Iniciativa genial do núcleo de Direção de Arte. Levando em consideração o que o projeto CAT propõe, eles experimentaram. Não estão a serviço dos outros núcleos, pura e simplesmente, como é de costume acontecer, não são apenas executores dos pedidos da dramaturgia ou da direção.
Porque eles também podem estimular a criação, trazendo elementos e/ou propostas que nos direcione e nos convide para algum lugar.

CONCENTRAÇÃO - concentra a ação

(é possível concentrar no cortejo de um palhaço?)


Julinho - Coordenador do núcleo de direção de arte



Os dramaturgos: eu, Marina, Edelsio e o Marcos saiu de fininho.



AÇÃO







REAÇÃO - re-ação

27.05 - primeiros relatos dos dramaturgos após encontro com os núcleos